domingo, 6 de maio de 2012

Biscoitos decorados com glacê real













Abaixo decoração de biscoitos com as técnicas bem legais e práticas do blog Bake at 350 .


A receita do biscoitinho da Bridget do Bake at 350 é bem simples mas você pode usar qualquer receita boa de biscoitinho.

Vanilla-Almond Sugar Cookies
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de açúcar (eu uso açúcar em que guardei favas de baunilha dentro do pote)
200g de manteiga
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de essência de amêndoas
Preaqueça o forno a 180°C.
Misture a farinha e o fermento e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Junte o ovo e essências e bata para misturar. Aos poucos, junte a farinha e bata em velocidade baixa, até ficar homogêneo.
Abra com rolo numa superfície polvilhada com farinha e corte com cortadores de biscoitos. Coloque em assadeiras forradas com papel manteiga e asse por 10 a 12 minutos. Deixe esfriar um pouquinho na forma e transfira para uma grade para esfriar completamente.
Obs.: Se o dia estiver quente, pode ser que a massa fique um pouco mole e dífícil de trabalhar. Nesse caso, basta embrulhar num plástico filme e deixar na geladeira por 30 a 40 minutos antes de abrir. Essa massa não deve ser amassada demais com as mãos, isso a tornará quebradiça e os biscoitos ficarão duros depois de assados.


O Glacê
Ingredientes
essa receita cobre de 2 a 3 dúzias de biscoitos de 5cm, com duas cores – normalmente ela dobra essa receita
  • 4 colheres de sopa de pó de merengue (à venda em lojas de confeitaria) *obs. da Paula – eu uso da marca Mago, mas peneire antes de usar pois pode conter grãozinhos de açúcar que depois entopem seu bico de confeitar*
  • 1/2 xícara de água, rasa
  • 450g de açúcar impalpável (tb vende em loja de confeitaria)
  • 1/2 colher de chá de glucose branca (opcional) *obs da Paula: eu não uso porque a nossa glucose é muito espessa pode empelotar o glacê*
  • algumas gotinhas de essência transparente (opcional)
Um xícara rasa de água é assim, olha só:


Misture o pó de merengue e a água. Bata na batedeira para misturar bem. Vai ficar assim:

Peneire o açúcar de confeiteiro sobre a mistura de merengue e bata em velocidade baixa para misturar (NUNCA pule a parte de peneirar!)

Adicione a glucose e essência se desejar. (Eu acho que a glucose ajuda a deixar o glacê mais brilhante).
Aumente a velocidade para médio-alta e bata por 5 minutos, até o glacê ficar brilhante e formar picos firmes. Nessa foto ainda não está bom, olha:
(Você deverá conseguir tirar a pá da batedeira e balançar sem o pico desabar). Não bata demais.

Cubra com plástico encostando na  superfície do glacê ou divida e tinja com corantes em gel.
Esse glacê mais firme é perfeito para fazer a linha externa dos desenhos nos biscoitos, colar partes de casinhas de gingerbread. Use um saco de confeitar com bico fino para escrever e desenhar linhas. Esse glacê pode ser guardado em geladeira, em recipiente com tampa, por até uma semana. Para reutilizar, deixe voltar a temperatura ambiente e misture muito bem com uma espátula.
Para preencher e cobrir superfícies maiores, é preciso diluir um pouco esse glacê com água, aos poucos, até ficar numa consistência de mingau ralo. Essa técnica de preencher e cobrir biscoitos com glacê diluído é chamada de “flooding”
Flooding!
FONTE http://thecookieshop.wordpress.com
.

3 comentários:

  1. Adorei a receita e o passo a passo mas esse anuncio da Giuliana flores está acabando com o seu blog! não da pra fechar, não dá pra visualizar nada (tive que copiar e colar no word) e até pra escrever esse comentario não consigo ler o que escrevo, só a metade!
    Poxa! seu site é tão bacana!!!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já exlui estes anuncios, nao sei o que acontece nem o que fazer, nem pra quem reclamar ...ja pensei em mudar o blog mas perderia as postagens .vou ver se descubro como tirar isso daqui. Beijos Dária

      Excluir
    2. Carol acho q agora eu consegui excluir os anuncios...valeu pela dica

      Excluir

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!